Ai o Amor!
projeto comunitário
As repercussões do trabalho artístico na comunidade permitem considerá-lo uma excelente ferramenta de empoderamento da pessoa com vulnerabilidade. Vários projetos implementados por diferentes organizações artísticas levam a concluir que se verificam melhoramentos comportamentais integrativos nos meios.O apoio governamental ao desenvolvimento de diversos programas nesta vertente são um relevante elemento facilitador de várias associações e instituições, que se debruçam ativamente sobre esta temática, criando projetos de desenvolvimento social através da arte.
“O conceito Educação pela Arte foi sendo objeto de reflexão de alguns pedagogos, filósofos e até historiadores, enquadrando-se na emergência de 'novos valores e conceitos' em contextos de transformação de caráter social, económico e ideológico. Assim, surgem vários escritos, nacional e internacionalmente, produto de preocupação e reflexão.” (Meira, 2015).
Em linha com deste pensamento, o trabalho apresentado demonstra a importância da prática artística nas comunidades que acolhem indivíduos com diferentes vulnerabilidades, de distintos escalões etários.
Embora Morin tenha uma visão muito clara do nosso processo de pensamento e dos seus “princípios ocultos”, a sua visão das coisas e do mundo é deturpada por crenças e, acima de tudo, com o objetivo de apagar o véu sobre um pensamento generalizado que o indivíduo em situação de debilidade usufrui apenas do contacto artístico como positivismo social, sem que isso seja devidamente analisado. O criador de arte e o seu potencial criativo são fundamentais nessas comunidades segregadas socialmente. (Morin, 2005)
M.3 . 01h00
Um projeto artístico comunitário desenvolvido com o Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro, um lugar de encontro privilegiado para os habitantes seniores que moram no bairro do Sobreiro, atento à experimentação de diversas áreas que envolvem o teatro de marionetas tais como, o corpo, a voz, a experimentação plástica, o trabalho e as formas animadas.
Neste projeto trabalhamos sobre o valor fundamental que o teatro traz consigo, como também a amplitude simbólica do teatro de objetos. Durante largos meses a equipa tem vindo a criar potenciando a partilha neste ato social, fortalecendo laços entre participantes, promovendo sentimentos de pertença na construção deste projeto coletivo e envolvendo os participantes no processo criativo.
Ai o amor não é mais do que um pedaço de todos nós, onde a vida e obra de Luís Vaz de Camões serviu de inspiração para abordarmos o amor, os vários tipos de amor que experimentamos ao longo da vida.
A pandemia reforçou a pertinência do projeto, e quanto o amor nos faz falta.
atividades paralelas
vídeo
- Reportagem RTP 2022 [REPORTAGEM]
download
ARQUIVO IMAGEM PROMO 22.7 MbARQUIVO IMAGEM IN SITE 205.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 26.3 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 459.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 45.7 Mb