Teatro e Marionetas de Mandrágora

Bzzzoira Moira

espetáculo de embalar

Esta categoria de projetos aglutina um conjunto de propostas artísticas que visam o público jovem, bem como as famílias, grupos escolares ou públicos particulares.
Consideramos fundamental a criação artística pensada para a formação de públicos, mas sobretudo consideramos que todo o indivíduo deverá ter acesso à fruição cultural independente da sua idade. Consideramos ainda que estes projetos nos permitem a exploração de vivências pessoais e o desenvolvimento de linguagens de comunicação artística criando normativas muito particulares, como o diálogo com bebés…
espetáculo inspirado num conto tradicional do norte de Portugal, lenda do património oral referente a lendas do rio Douro

M.4 . 00h40
Bzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira MoiraBzzzoira Moira
As lendas de mouras encantadas povoam todo o país. Do norte conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde busca água. Este é o início de uma extraordinária história.
À noite, quando percorro as ruas, recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

Por momentos a carroça para. A senhora está com sede e do seu carro saem caixas. Ali, perante os nossos olhos, faz acontecer a história que vos vou contar. Dizem que existe uma criatura sedenta de ouro e ela aprisiona jovens mouras para que se penteiem no poço e dos seus cabelos brotem pepitas de ouro que guarda e coleciona. Durante a noite a jovem chora enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço onde se vai buscar água. Primeiro serpente, depois touro e por fim cão que o aguadeiro consegue derrotar. Ali o encantamento da moura termina e a jovem foge com o aguadeiro. A criatura fica só, aguardando, sem ouro, à espera de outra jovem moura. E a carroça continua a sua viagem…


atividades paralelas

vídeo

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA E INTERPRETAÇÃO Filipa Mesquita
MARIONETAS E CENOGRAFIA enVide neFelibata
FIGURINO Patrícia Costa
DESENHO DE LUZ José Machado
PRODUÇÃO EXECUTIVA Teatro e Marionetas de Mandrágora
APOIO Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar

download

BZZZOIRA MOIRA - CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA.PDF 195 Kb
BZZZOIRA MOIRA - DESENHO DE LUZ.PDF 93.8 Kb
BZZZOIRA MOIRA - POSTAL.PDF 9 Mb
BZZZOIRA MOIRA - ROLL-UP.ZIP 11.3 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 8 Mb
ARQUIVO IMAGEM DEPOIMENTOS 6.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 37.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 82.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM RESTAURO & ATUALIZAÇÕES 7.5 Mb

DOSSIER PROMOCIONAL 6.8 Mb

histórico

+ INFO
^