Expressão Dramática da Marioneta
oficina grande
Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade das oficinas que a mesma disponibiliza ao público.É através destas atividades que a Companhia introduz o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte.
Já a formação mais específica para profissionais da área vem combater uma lacuna nacionalmente, evidenciando-nos, portanto, como uma estrutura que além de criar, ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhados nestes cursos foram anteriormente explorados nos espetáculos da Companhia, sendo resultado da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.
oficina de manipulação e compreensão prática dos mecanismos de manipulação dos objetos cénicos e das marionetas e as suas potencialidades cénicas e dramáticas
M.12 . 06h00 Esta oficina parte dos pressupostos da construção da personagem do ator aliando a técnica de manipulação de marionetas. Fornece ainda um conjunto de ideias, dados, e exercícios que permitam olhar para o objeto e transformá-lo em cena ou para a cena, imprimindo-lhe um caráter dramático. A noção de objeto cénico ou forma animada não se limita à marioneta, mas às formas e figuras que pretendem alcançar o estatuto de personagens em cena, em contracena com o ator ou independentes, com manipulador à vista ou com manipulador invisível.
Estas oficinas consistem em exercícios de manipulação e interpretação utilizando marionetas da Companhia.
Abordagem às questões fundamentais da manipulação:
Foco;
Deslocação;
Desmultiplicação silábica (fala).
Sendo a expressão uma forma de comunicação, a expressão dramática torna-se uma forma de comunicação apreendida. Quando se trabalha sobre esta área desenvolvem-se características do indivíduo e do coletivo na relação eu/outro.
Abordamos as questões da expressão corporal, expressão vocal, cena e contracena. São desenvolvidas duas vertentes, uma direcionada ao palco, outra ao trabalho da presença consciente.
Focamos ainda o texto e os diferentes pontos de partida, a expressão dramática na relação corpo, voz e presença, o jogo dramático e o ator individual e coletivo.
A partir da adaptação e análise teatral do texto até ao jogo dramático, a oficina permite um maior domínio perante a representação teatral com crianças, jovens e adultos.
atividades paralelas
vídeo
- Reportagem Espinho TV 2012 [REPORTAGEM]
download
ARQUIVO IMAGEM PROMO 144.9 MbDOSSIER PROMOCIONAL 1.5 Mb