Teatro e Marionetas de Mandrágora

LUCity!

instalação artística

O meio que nos envolve é inspirador, fonte de diálogo entre espaço público e a arte. Assim, a instalação artística integra o espaço urbano e rural, quer através de eventos e iniciativas, ou informalmente, se apresenta a todos. A arte pode e deve estar presente fora das galerias, dos espaços de exposição, também ali, mas não somente ali. Quer seja via artistas convidados, ou mediante programas comunitários intergeracionais, a instalação da arte no espaço público, é uma afirmação. A arte é importante no nosso quotidiano, quer seja em harmonia, quer seja como confronto de ideias e de conceitos que nos instigam à ponderação. E de súbito na caminhada o individuo se vê em frente à obra, a instalação, ao romper da rotina pela arte. E assim se instigam pensamentos, ponderações ou a simples contemplação estética de algo que nasce inusitadamente para colocar a mente do indivíduo num lugar de realidade artística.
instalação artística de sombra e luz de intervenção artística para ativação comunitária

todos os públicos
LUCity!LUCity!LUCity!LUCity!LUCity!LUCity!
Esta é a primeira ação do LUCity! – Light Urban City! –, um programa de mobilidade de artistas para a criação de instalações luminosas no espaço público, em cocriação com a comunidade local, e ativação dos cidadãos para a ligação entre a arte e o espaço público. Em Portugal, a iniciativa acontece em Santa Maria da Feira (Mercado Municipal), com o artista português Monsenhor enVide neFelibata e o coletivo grego Entropikalab.
LUCity! é financiado pelo programa Creative Europe, da União Europeia, e desenvolvido pela 4iS - Plataforma para a Inovação Social (Aveiro, Portugal) em parceria com a House! – Society for People and Places (Maribor, Eslovénia), o Kirklees Theatre Fund – The Lawrence Batley Theatre (Huddersfield, Reino Unido) e Bass Culture (Bari, Itália).O LUCity! Santa Maria da Feira é uma colaboração entre a 4iS - Plataforma para a Inovação Social e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus e o Imaginarius Centro de Criação.
O LUCity! Santa Maria da Feira é uma colaboração entre a 4iS - Plataforma para a Inovação Social e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

O meu modo de pensar a arte urbana é que ela é e deve ser criada para um público bastante heterogêneo e, nesse caso, múltiplas leituras serão percebidas. Consequentemente, a obra de arte deve conter diferentes camadas para esses públicos amplos. Por vezes até significados diferentes e contraditórios são intencionalmente trabalhados uns sobre os outros. Essa é a beleza interior, a profundidade dela.
Não estou a sugerir que a arte urbana deva ser algo hermética nem de difícil sompreensão. Estou a afirmar que a obra deve levar a um diálogo entre artista e espectador e entre os diversos espectadores.

Um projeto co-criado com as artistas Gabriella Mastrangelo e Artemis Papageorgiou do coletivo Entropikalab, e com produção da '4IS – Plataforma para a Inovação Social'.
Obra comissionada pela '4IS – Plataforma para a Inovação Social' para o 'Mercado Municipal de Santa Maria da Feira', Santa Maria da Feira, Portugal.


atividades paralelas

colaboradores . parceiros . coprodutores

vídeo

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO 2.7 Mb

histórico

+ INFO
^