Teatro e Marionetas de Mandrágora

E Assim Nasceu Guimarães

teatro nas instituições

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é já desde 2003 um parceiro da mediação cultural e implementador de serviços educativos que através da marioneta encontram também uma ferramenta de diálogo com os seus públicos.
O programa de Teatro de Marioneta nas instituições encontra-se amplamente difundido nacionalmente. Espaços estes dotados de ferramentas pedagógicas que visam a aproximação entre a instituição e os seus visitantes.
Estes são espetáculos sensoriais que convidam o público a contemplar de um modo participativo. Este é um projeto parceiro para a dinamização dos programas de Serviços Educativos que através da arte da marioneta, estabelecem diálogos com os seus públicos apelando às suas consciências para um pensamento global que saiba ponderar e acima de tudo construir novos hábitos.
Integrado na valorização do Património e na descodificação de linguagens de diálogo com os jovens públicos e visitantes, este é um projeto com a marioneta enquanto veículo artístico de diálogo dos serviços educativos.
M.6 . 00h13
Entre 16 e 18 de Setembro, decorre a primeira edição da Feira Afonsina, enquadrada na programação de Espaço Público da Capital Europeia da Cultura e em parceria com a autarquia de Guimarães. O evento é um convite à memória das conquistas de D. Afonso Henriques, numa evocação da fundação do Reino de Portugal a partir do Castelo.

O cenário constrói-se ao longo do centro histórico da cidade – Património Cultural da Humanidade – para recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense. As praças da Oliveira e de S. Tiago e o Largo Cónego José Manuel Gomes vão ser os palcos privilegiados das recriações históricas. Num reencontro com o imaginário, a “cidade berço” recua, assim, ao período medieval através da criação de conteúdos artísticos diferenciadores, que valorizem a história, os usos, costumes, artesanato e gastronomia locais.

A Feira Afonsina surge na sequência de momentos anteriores de recriação histórica, Feira Joanina e Doçaria no Convento, organizados há vários anos na cidade em parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e as associações do concelho. Em 2011, a iniciativa assume uma nova dinâmica artística e cultural e adiciona uma outra iniciativa, a “Doçaria no Convento”, mostra que irá estar aberta ao público nos claustros da Câmara Municipal.

Um dos principais objetivos desta iniciativa passa pelo envolvimento de associações, grupos de teatro locais, residentes e comerciantes vimaranenses, desenvolvendo conceitos como o dressingcity, Feira Franca e trocas comerciais. O evento diferencia-se ainda pela introdução de uma vertente pedagógica, através de oficinas, bancadas interativas, stands de formação e outras ações direcionadas especificamente ao público infantojuvenil.

colaboradores . parceiros . coprodutores

histórico

+ INFO
^